Pesquisar

Google
 

BYU Televisão

BYU Televisão
Clique e veja BYU TV em Português

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ezequiel: o atalaia de Israel


Em 2 reis 24:8-17, encontramos o relato da tomada e deportação da população produtiva, diretiva e notável de Jerusalém para Babilônia. O Templo foi saqueado e seus utensílios levados para a capital de Nabucodonosor.
Neste grupo que viajou em direção a babilônia, provavelmente encontrava-se Ezequiel. Neste período(600-597 a. C.), três grandes profetas ministraram ao povo: Jeremias, na corte de Jereusalém, Daniel, na côrte babilônica e Ezequiel, entre os exilados.

Ezequiel era de linhagem sacerdotal, percebe-se o cuidado registrado em suas profecias com a falsa adoração(pecados rituais, Cap.8)) e a esperança do novo Templo.

Ezequiel, possuídor de uma voz suave(33:32), usou de ações cheias de simbolísmo, para expressar dramáticamente sua mensagem.


O que é um atalaia?
Atalaia tanto significa alguém como pode ser também um lugar. A palavra tem sua origem no árabe: at-talai'a, 'lugar elevado de onde se vigia'. Mas também é extendido a pessoa que ocupa este lugar ou esta função. O atalaia é um sentinela, responsável por velar pela segurança. Ele está em um local previlegiado e por isso pode VER o que os outros não vêem. Mas a sua principal responsabilidade é AVISAR/ALERTAR os outros da aproximação do Inimigo

atalaia1 (a.ta.lai.a)
s2g.
1 Indivíduo que vigia; SENTINELA.
sf.
2 Guarita para serviço desse indivíduo
3 Torre ou lugar de vigia em situação elevada
4 MA A montanha ou morro mais elevados de uma serra
[F.: Do ár. at-talai'a, 'lugar elevado de onde se vigia'. Hom./Par.: atalaia (s2g), atalaia (fl. de atalaiar); atalaias (pl.), atalaias (fl. de atalaiar).]
(sen.ti.ne.la)
sf.
1 Mil. Soldado armado que se coloca próximo de um posto para guardá-lo, para descobrir o inimigo, para prevenir surpresas e para executar tudo o que lhe foi determinado por seus superiores hierárquicos: a sentinela do quartel.
2 Indivíduo isolado que está de vigia: Uma sentinela deve estar sempre alerta.
3 O que guarda, o que preserva.
4 Fig. O que vigia, o que espia, o que vela sobre alguma coisa: Por insegurança, tornou-se a sentinela da mulher.
5 Fig. Qualquer coisa ou construção colocadas em lugar alto, elevado como uma árvore, uma coluna, uma torre, principalmente quando posicionadas em local ermo.
6 Bras. Bot. Planta gramínea (Paspalum parviflorum), considerada forragem de boa qualidade para animais.
7 N.E. Pop. Velório.
sm.
8 Sentinela (1 e 2)
[F.: Do it. sentinella.]

Eze 3:17 – Ezequiel é chamado para ser o Atalaia do Senhor no meio dos filhos de Isarel.
Eze 3:5-7: Em meio ao cativeiro o povo tornou-se endurecido e insensível.
Eze 3:8-10: O Senhor capacita Ezequiel para que seja duro como o diamante. O diamante é o material mais duro que existe na terra. O atalaia precisa colocar em seu coração TODAS as palavras do Senhor e ouvi-las com SEUS ouvidos. Capacidade de receber a revelação.
Eze 3:18-21: O Senhor explica a Ezequiel quão perigoso é o trabalho do atalaia espiritual. O atalaia militar é executado se falhar na sua missão. Também a sua morte é o primeiro objetivo do inimigo. O espiritual, de certa forma, ao receber sobre si a culpa dos pecados alheios tem agravado a sua “morte espiritual”. Comparar com Jacó 1:19.

Vídeo – Seguimento 2
Debate: Muitas vezes pensamos que os atalaias são somente os profetas ou líderes, esta função está limitada somente a estas pessoas? Como em cada situação, os jovens envolvidos são atalaias? Como um “atalaia do Senhor” deve agir em cada situação?

Eze. 3:24-27; 4; 5:1-4: Não é fácil ser atalaia

3:24-27:ficou mudo, só falava se o Senhor permitia
4:4-8:quando ia dormir era amarrado para que permanecesse dormindo por 390 dias somente no lado esquerdo, depois por mais 40 dias no lado direito.
4:9-13:deveria viver neste período de 430 dias com uma ração diária de 284g de pão e 500ml de água. Este pão deveria ser cozido sob o calor de um fogo cujo combustível era excrementos humanos.
4:14:Bom, aí Ezequiel pediu para que o Senhor aliviasse o fardo. O Senhor então atendendo ao pedido, substitui o combustível por estrume de gado.
5:1-4:O Senhor ordena que ele, sacerdote, raspe a cabeça e barba, algo extremamente aviltante.

Que coisas o Senhor nos pede hoje, que podem ser desafiadores para nós?
Alexsandro A. Penha
Editor do Blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus revela ao seu povo quem está incumbido de ser um atalia nos dias de hoje.

Os dias são maus e o povo mais rebelde que outrora.

Creio não ser fácil ser um atalaia nos dias de hoje. Mas maior é o que está em nós do que o que está no mundo.

É preciso ter um coração humilde, capaz de reconhecer o seu erro perante Deus.

É preciso ter amor pelas vidas.

É preciso crer e ter fé.

É preciso abrir os olhos e ouvir bem.

É preciso ler e guardar a palavra de Deus.

É preciso levar a palavra de Deus as pessoas.

É preciso se revestir da armadura de Deus.

É preciso orar e interceder pelas pessoas.

Eu sou uma atalia. (P.O.C)